SITES & BLOGS DOS GRUPOS PET NO BRASIL

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Sobre as datas do ENAPET - Goiânia

Prezados Petianos de todo país.

Estive conversando por telefone com a professora Estelamaris Monego, presidente da comissão organizadora do ENAPET –UFG. A própria professora deverá receber essa mensagem via lista de tutores. 
Conversamos por mais de meia hora. A professora explicou-me toda a situação enfrentada pela comissão org. do ENAPET junto à comissão org. da Reunião Anual da SBPC e manifestou, como já havia feito outras vezes, que a organização do ENA está comprometida em implementar as demandas da comunidade petiana, encaminhadas através da CENAPET.
A partir dessa conversa, entendi que a decisão sobre a data de realização do ENA não é definitiva, mas foi tomada a partir de alguns fatores importantes:

·        O manifesto descontentamento do membro da SBPC que acompanha a organização local da reunião anual com a realização paralela do ENA, devido ao fato do ENA não corresponder a uma reunião de sociedade científica e devido ao forte descontentamento com a manifestação que fizemos na palestra do ministro HADDAD no ano passado (não sabemos se esse descontentamento é de toda a diretoria ou só da pessoa que está em Goiânia tratando da organização da reunião);
·        A manifestação da organização da reunião da SBPC que ocupará todos os anfiteatros com mais de cem lugares;
·        Um mal entendido quanto a flexibilidade das datas e local do ENA. Em Natal aprovamos que o a decisão sobre o local de realização do ENA (Brasília ou Goiânia)  ficaria sobre responsabilidade da CENAPET em conjunto com os grupos PET das duas universidades, UFG e Unb. O período exato também seria flexível, mas deveria se superpor, no mínimo em parte, com o período da reunião da SBPC. Esse último aspecto não tinha ficado claro para a organização do ENA.

Esclarecida essa situação, salientei quais são os pontos básicos para que o evento seja realizado em paralelo a RASBPC:

·        A grande parte das delegações necessita mais de dois dias de deslocamento para chegar a Goiânia. Somando esse tempo ao de duração do evento, as delegações necessitarão no mínimo dez dias fora de suas sedes, o que seria inviável em outubro devido as aulas;
·        As discussões sobre esse aspecto e tantos outros ( como a visibilidade do ENA) tem sido sistematicamente realizadas nos nossos encontros nacionais. Em Natal, novamente a assembléia do ENAPET decidiu manter a concomitância dos eventos. Salientei também que nem a diretoria da CENAPET tem autoridade para mudar essa decisão, pois a assembléia do ENA é a nossa instância máxima de decisão.

Depois de todas essas ponderações, a professora se comprometeu a colocar novamente em discussão, por solicitação da presidência da CENAPET, a data da realização do ENA na próxima reunião da comissão executiva do evento, que já está agendada para o dia 18 de fevereiro. Também se comprometeu em estudar alternativas de espaço físico para realização do ENA, já que o Campus principal da UFG será usado totalmente pela SBPC.

Para finalizar, ratifico que a comissão organizadora tem demonstrado total interesse de encaminhar todas as demandas da comunidade petiana, tanto que convidou o presidente da CENAPET para participar do evento INTERPET UFG que deu início a organização do ENA e que definiu a sua programação geral (preliminar) . Assim, peço a todos que fiquem no aguardo, pois, após dia 18 de fev,  teremos novas informações.

Um abraço a todos
Ayala


Postado por:
Eduardo Seino
Diretor discente de Planejamento e Programas Especiais

Um comentário:

  1. Então não seria legal haver algum workshop de capacitação de petianos, em algo como liderança, etc?

    ResponderExcluir