SITES & BLOGS DOS GRUPOS PET NO BRASIL

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Comissão Organizadora do III UAI-PET anuncia o evento!!!

III UAI-PET  - Integração entre os Grupos PET de Minas Gerais 
Um Convite da Comissão de Organização
Saudações Petianas!
Estamos nos preparando para todos os petianos de Minas e região: vem aí o III Uai PET!!!
Nosso encontro ocorrerá de 18 a 20 de Março de 2011. Com sede na Universidade Federal  de  Juiz  de  Fora, o  evento  visa  não    a  discussão,  mas  também proporcionar  a  troca  de  experiências,  a socialização  e  o  crescimento  dos  grupos  do Estado  de  Minas  Gerais e região,  buscando  o  aprendizado  e  maior  desenvolvimento  das atividades dos grupos.
O tema escolhido foi a Integração entre os Grupos PET mineiros, em vista da nossa proximidade, do intercâmbio natural de alunos, e de medidas novas do Governo Federal de unificação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse tema será abordado paralelamente às discussões sobre a polêmica “Nova Portaria”, e já convidamos representantes do MEC e tutores de influência para participar da Mesa Redonda.
Ainda, para todos os petianos presentes, teremos Palestras Motivacionais, Apresentação de Trabalhos, a tradicional Reunião de Tutores, e os Grupos de Trabalho e Discussão (GTDs), com temas importantes como: Atividades do PET, Unificação das Universidades Mineiras, Nova Portaria, e mais um a ser votado no Blog dos Estudantes.
Os resultados de nossos debates serão encaminhados à Plenária que ocorrerá no dia 19.
O Restaurante Universitário da UFJF, novinho em folha e com capacidade para servir 5000 refeições diárias, estará à disposição dos petianos convidados. Um coffee break super completo garantirá a energia para as atividades da tarde. O café-da-manhã, servido até as 9h, será fornecido por uma das melhores padarias da cidade.
Além disso,teremos uma boa chopada, para descontrair a semana, e nossa mega-confraternização. 
Os alunos ficarão hospedados nas salas da Faculdade de Engenharia (não será necessário trazer barracas), onde acontecerá praticamente todo o evento. Os novos vestiários da Faculdade de Educação Física garantirão o banho diário: haverá guia e condução especial para tais estabelecimentos, apesar de ser pertinho!
O site oficial do evento estará disponível ainda essa semana, e as inscrições abertas.
O valor das inscrições variará entre 35 a 45 reais para os alunos, dependendo da data. Então fiquem ligados!
O III UAI PET vem aí ;)
PARTICIPEM DA VOTAÇÃO DE UM DOS TEMAS DE GD/GT DESTE EVENTO (PRÓXIMO POST)
Texto: Julia Mendes (PET-Eng. Civil UFJF)
Postado por: Lucas Okumura, Diretor Discente de Org. Regional

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ENAPET 2011

A CENAPET apresenta, nas próximas duas postagens, a proposta preliminar para a programação do ENAPET 2011, elaborada a partir da sistematização da reunião do INTERPET UFG realizada em 20/11/2010 em Goiânia.

Programação preliminar do ENAPET 2011: justificativa e objetivos.

Justificativa: no ano de 2010, o PET sofreu uma modificação significativa na sua estrutura. Esta modificação foi implementada de forma repentina e sem discussão com a comunidade a partir da publicação das portarias 975 e 976 do MEC de 28 de julho de 2010. Estas portarias definem um novo formato legal para o programa e modificam sensivelmente o funcionamento e o próprio processo de formação patrocinado (ou mediado) pelo PET. A desvinculação dos grupos com a graduação, a criação dos grupos já com 12 bolsistas (fim do processo de implementação gradual), a expansão por edital, a redução da representatividade dos grupos nas suas instâncias decisórias e a rotatividade imposta de tutores são fatores que prejudicam a manutenção e a difusão do processo a formação tutorial dentro do próprio âmbito do programa. Este contexto se agrava no momento em que o produtivismo, o individualismo e a competição tem sido incentivados pelos processos avaliativos dentro da academia. Partindo dessa análise, podemos estabelecer um conjunto mínimo de ações futuras para a comunidade petiana Entre estas ações, uma das mais importantes é avaliar o verdadeiro impacto destas portarias sobre o programa, o impacto da criação de grupos com novos formatos sobre o processo de formação no PET. O segundo conjunto de ações deverá promover a própria educação tutorial como um processo de formação alternativo ao formato competitivo e produtivista da academia brasileira. O terceiro conjunto incluiria aquelas ações que tem o objetivo de modificar o amparo legal do programa para retroceder possíveis prejuízos instalados pelas modificações no PET implementadas pelas portarias. 

Na perspectiva traçada acima, os encontros regionais e do ENAPET de 2011 teriam três objetivos básicos:

1) Avaliar o impacto, sobre o processo de formação patrocinado pelo PET, dos novos grupos criados na moldura legal das portarias 2010. Algumas questões teriam que ser abordadas: 
-Como estão funcionando os novos grupos? 
-Como estão funcionando os novos grupos não ligados a cursos? 
-Que dificuldades eles estão enfrentando? 
-Estes grupos atuam sobre a graduação mesmo não sendo ligados a cursos? 
-Como estão, nas instituições, as relações entre PET/sesu e PET saberes?  
-A criação de grupos com 12 alunos está produzindo prejuízo no processo de formação tutorial?
-Como as pró-reitorias de graduação estão instituindo os novos CLAS? As pró-reitorias tem pessoal para substituir os tutores e alunos que saíram dos CLAS devido a redução da representatividade dos grupos para 1/3? -Que ações de inclusão social  estão sendo realmente implementadas?
-Os novos grupos PET estão conseguindo  realmente promover a inclusão???
  

2) Discutir e promover a própria educação tutorial. Algumas questões seriam:
-O que é a educação tutorial?
-Qual é a diferença entre educação tutorial e a educação tradicional? 
-A educação tutorial poder ser uma alternativa a formação competitiva, positivista e produtivista que impera na academia? 
-Que tipos de atividades formativas se aproximam da educação tutorial?

3) Discutir, avaliar e traçar as perspectivas de ação para a modificação do atual formato do PET definido pelas portarias 2010.
-A partir da evolução dos novos grupos, quais os reais prejuízos e vantagens que as portarias trazem ao programa?
- Que ações os grupos, os interpets, os CLAS e a CENAPET devem implementar para modificar este quadro?

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ENAPET 2011

Programação preliminar do ENAPET 2011: atividades.

Com esses objetivos em mente, a programação do ENAPET constituído de, no mínimo, duas mesas redondas: 
1) uma sobre  impactos das portarias e dos novos grupos dobre o programa e as perspectivas. O grupo mínimo de debatedores seria um representante da SESu, um representante da CENAPET e (talvez) uma pessoal ligada ao conexões de saberes...
2)uma sobre educação tutorial: o grupo mínimo seria uma pessoa da área de educação que pesquise sobre relações tutoriais, principalmente o pessoal que trabalha com a teoria Socio-Interacionista de Vigotski, um tutor antigo e talvez alguém da educação à distância (talvez!!!!!!!!) que trabalhe com tutorias.

3) Uma mesa redonda "alternativa" seria sobre avaliação no PET: a SEsu está terminando a avaliação bianual e temos que discutir as avaliações realizadas e propostas de avaliação. 

Durante estas mesas redondas temos que traçar sempre perspectivas para a ação de todos. Estas mesas poderiam ser incluídas na programação da reunião anual da SBPC.
Uma das mesas poderia ser a mesa de abertura. Neste caso, seria muito importante contar  com um representante do FORGRAD e o proprio reitor Edward, como presidente da ANDIFES.

Reunião de tutores/ de alunos e de egressos.

O Interpet não discutiu essas reuniões em detalhe, mas a CENAPET e os organizadores concordam que seria mais proveitoso se elas ocorressem após as mesas redondas, para que as mesas servissem de subsídio para as reuniões. 

GTS
O Interpet também não discutiu este tema, mas seria interessante que os gts ocorressem após as mesas. A CENAPET está tentando dar apoio para que os resultados dos gts dos eventos regionais convirjam para o ENAPET. Essa possibilidade está em fase de organização, mas creio que na sequência poderemos definir os temas e a forma de encaminhamento dos gts. Um ponto importante a ser trabalhado é a sistematização/relatoria dos resultados dos gts, pois é comum que se percam informações se o gt não for bem relatado. Além disso, a Assembléia fica muito mais simples quando o relato é bem organizado. A CENAPET sugere já de início que os gts sejam sistematizados/relatados com a participação intensa de tutores e/ou por petianos bastante experientes. A comissão organizadora deverá convidar tutores de fora da UFG para realizar este trabalho (com bastante antecedência, é claro).  A organização de grupos de discussões preparatórios ficará por conta da CENAPET.

Concluímos também que algumas ações imediatas seriam tomadas:
1) Organização de uma comissão executiva com dois representantes de cada, grupo tutores e interlocutor (já foi feito);
2) Montar uma lista de  discussão interna da UFG com todos os alunos e tutores para agilizar a comunicação;
3) Realizar uma reunião com a comissão local de organização da reunião da SBPC.
    
Estes são os principais elementos para a programação do ENAPET acordada entre a UFG e a CENAPET. Esperamos também que esta proposta tenha impacto sobre os encontros regionais e que possamos ter um ano de discussões e ações frutíferas em prol do PET.


Um abraço a todos

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ENAPET SERÁ EM GOIÂNIA!!!

ENAPET será em Goiânia!!!

            Após uma avaliação geral realizada por membros dos grupos PET da UFG e UNB e pela diretoria da CENAPET, concluiu-se pela organização do ENAPET em Goiânia. Os pontos principais levados em conta nesta avaliação foram a visibilidade da reunião anual da SBPC, a presença do presidente da ANDIFES, que é o reitor da UFG e pelo fato de que as atividades políticas em Brasília poderão ser reduzidas em julho. Por outro lado, o Interpet  da UFG está com todo o gás para organizar o evento. 

            No último dia 20/11/2010, os petianos da UFG, liderados pelo grupo PET – Enfermagem, organizaram uma reunião denominada Interpet Acadêmico com a participação do Presidente da CENAPET, prof. Álvaro Ayala Filho, do Presidente da ANDIFES, prof. Edward Madureira Brasil (reitor da UFG), da profa Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de graduação da UFG e da profa Maria Alves Barbosa, tutora PET- Enfermagem e coordenadora do evento. Estavam presentes também todos os tutores dos grupos PET da UFG e os respectivos bolsistas. 

            Após a abertura do evento, presidida pelo reitor Edward Brasil, o professor Álvaro Ayala falou ao Interpet sobre a formação tutorial e o impacto das novas portarias sobre o projeto de formação patrocinado pelo programa. O mesmo ainda entregou ao reitor um documento solicitando apoio da ANDIFES à realização de um debate sobre a estrutura do PET. O professor Edward Brasil declarou apoio à organização do ENAPET e afirmou que a ANDIFES está a disposição para encaminhar um diálogo amplo sobre o formato do PET.

            Na segunda parte do evento, os grupos PET da UFG apresentaram suas propostas para organização do próximo ENAPET e, na sequência, realizou-se uma discussão sobre o formato geral do evento, sobre a infra-estrutura a ser utilizada e sobre a relação com a reunião anual da SBPC. No final do Interpet, ficou estabelecida a comissão organizadora e um programa preliminar para o ENAPET, que será apresentado em uma próxima postagem. A comissão organizadora já iniciou uma conversa com os organizadores locais da SBPC para avaliar o espaço físico disponível e demais aspectos referentes da infra-estrutura. O período exato de realização do evento será estabelecido após a interlocução com a comissão organizadora da reunião anual da SBPC, mas os dois eventos deverão permanecer vinculados.

FOTO EM GOIÂNIA


Legenda da foto:
Reunião do Interpet Acadêmico UFG (da esquerda para a direita)
Prof. José Pedro de Moura (tutor PET-Matemática)
Ellen Synthia Oliveira, interlocutora UFG
Eguimar Felício Chaveiro (tutor PET-Geografia)
Álvaro Ayala Filho (presidente da CENAPET)
Edward Brasil (reitor UFG, presidente da ANDIFES)
Sandramara Chaves (pró-reitora de Graduação)
Estelamaris Monego (tutora PET-Nutrição e presidente da comissão organizadora)
Celso José de Moura (tutor PET-Eng. de Alimentos)
Maria Alves Barbosa (tutora PET-Enfermagem)

Texto: Prof Álvaro Ayala Filho
Presidente da CENAPET

Postado por Lucas Okumura
Diretor Discente