É com grande satisfação que a CENAPET está lançando esse Portal. Esperamos que ele possa dar contribuições significativas para toda a comunidade petiana.
http://cenapet.adm.feis.unesp.br/
Estamos ainda em um formato inicial e nós mesmos estamos aprendendo a lidar com todos os recursos disponíveis.
Esse é um portal que visa a colaboração, mais que a divulgação. Assim, ao entrar no endereço acima, você verá à esquerda cinco opções que correspondem aos espaços que colocamos inicialmente no portal. Você estará no espaço "inicio" (ou home). Como o portal tem ênfase na colaboração, no centro aparecerão os últimos objetos postados ou alterados no site pelos administradores. Ou seja, o leitor tem informações sobre os documentos mais recentes. Você pode ir então ao espaço "Entenda o portal" e recolher mais algumas informações. Estamos disponibilizando o portal ainda em construção porque estamos preocupados em distribuir os subsídios para o ENAPET. No espaço Forum Enapet 2011 - estão colocadas os principais documentos de interesse para o encontro. Para chegar lá no forum, entre no espaço "Forum ENAPET 2011" e procure na lista de documentos apresentados ( aba activity stream) o item Forum ENAPET 2011 -pagina principal. Alí você terá acesso a um hipertexto com o formato da programação do ENAPET. Cada atividade corresponde a um link para textos pertinentes. Para as reuniões são apresentadas sugestões de pautas provisórias. Todos os textos podem ser comentados. parta isso, basta que você se registre no portal. Isso é fácil e rápido.
Também estamos propondo vários fóruns. Dê uma viajada pelo portal e veja o conteúdo que já disponibilizamos. Registre-se no portal e coloque lá suas impressões.
A medida que tivermos a demanda da comunidade petiana podemos incrementar esses fóruns e criar outros.
Divirtam-se!
Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET - CENAPET
quinta-feira, 30 de junho de 2011
sábado, 4 de junho de 2011
Reunião CENAPET em Araraquara/SP
Encerrou no final da tarde a reunião de parte da diretoria da CENAPET para tratar dos encaminhamentos dos eventos regionais e da construção final do Portal da CENAPET, que será publicado nos próximos dias.
Estavam presentes os diretores Eduardo Seino, Álvaro Ayala e Emanuel Woiski, tendo participação de forma virtual o diretor Lucas Okumura.
A CENAPET agradece o apoio do Prof. João Aristeu e da Prof.ª Ângela Cristina da UNESP de Araraquara.
Estavam presentes os diretores Eduardo Seino, Álvaro Ayala e Emanuel Woiski, tendo participação de forma virtual o diretor Lucas Okumura.
Eduardo Seino, Prof. Álvaro Ayala e Prof. Emanuel Woiski |
A CENAPET agradece o apoio do Prof. João Aristeu e da Prof.ª Ângela Cristina da UNESP de Araraquara.
sexta-feira, 3 de junho de 2011
CENAPET está em Araraquara!
Saudações,
Após o término do ciclo de eventos regionais, a CENAPET fará uma reunião em Araraquara-SP, para iniciar o processo de compilação das demandas estabelecidas nos eventos, preparar os encaminhamentos para o ENAPET e definir diretrizes de ação para o futuro próximo. Sugestões podem ser encaminhadas como comentários á esse post.
Diretoria CENAPET
terça-feira, 26 de abril de 2011
XIV SulPET em Florianópolis: assembléia no dia 24/04 encerra o evento
O XIV SulPET, evento que contou com mais de 600 participantes inscritos, teve início no dia 21 de abril e se encerrou no último domingo, dia 24 de abril, em Florianópolis. A Mesa de abertura contou com a presença dos seguintes participantes: Sandro Brincher (mestrando e egresso do PET-Letras UFSC), Lucas Okumura (Diretor Discente da CENAPET e integrante do PET-Farmácia UFPR), Professor Álvaro Ayala (Presidente da CENAPET e tutor do Grupo PET-Física da UFPel), Professor Carlos Pinto (Pró-reitor de Graduação da UFSC em exercício), Professora Giovanna N. R. Fiates (Coordenadora Docente do Evento e tutora do PET-Nutrição da UFSC) e Juliana Gonçalves (Coordenadora Discente do Evento e integrante do PET-Nutrição da UFSC).
O professor Álvaro Ayala apresentou um histórico do PET mostrando como, nas diversas épocas do programa, a comunidade petiana participara da elaboração de sua filosofia, dos seus objetivos e de sua formatação. Salientou também o compromisso constante dos petianos da atualidade com o futuro, pois os petianos do inicio dos anos 2000 construiram o PET de hoje. E hoje, os petianos estão comprometidos em delinear como será o PET que formará as próximas gerações. O presidente da CENAPET convidou a todos então a realizar um encontro que marcasse a posição em relação ao desejo da comunidade petiana quanto ao formato e a avaliação do programa.
O evento seguiu com discussões acerca das portarias, reunião de CLAs, reunião de tutores e estudantes. Além de contar com GTs/GDs que resultaram nos encaminhamentos descritos em mais detalhes na ata do evento, no link abaixo:
http://www.sulpet.ufsc.br/arquivos
Os estudantes presentes no evento ainda deram destaque à exigência da participação dos tutores no evento! Diante dessa situação, os petianos se organizaram e escreveram uma carta aos tutores (no link acima também), a qual será enviada pela Comissão Organizadora para cada IES do Sul do país.
http://www.sulpet.ufsc.br/arquivos
Os estudantes presentes no evento ainda deram destaque à exigência da participação dos tutores no evento! Diante dessa situação, os petianos se organizaram e escreveram uma carta aos tutores (no link acima também), a qual será enviada pela Comissão Organizadora para cada IES do Sul do país.
A Assembléia no final do evento lotou o auditório e, ao meio dia, os petianos voltaram às suas respectivas cidades/casas para o tão merecido descanso.
Qual foi a sua avaliação sobre o evento? Como foram as discussões sobre as portarias? Quais foram as deliberações do evento da sua região que mais lhe chamaram a atenção?
______________________
Postado por Lucas Okumura
segunda-feira, 18 de abril de 2011
NOVOS TEMPOS? PARECE QUE SIM!
Prezados petianos,
Como todos sabem, recebi na última terça-feira um convite para uma reunião marcada na sexta-feira com o secretário Luiz Cláudio Costa. Eu aceitei o convite e a reunião foi confirmada na quinta pela manhã. Reunimos às 14h de sexta no gabinete do secretário. Neste primeiro momento, o mais importante foi que o secretário recebeu-me sozinho, sem nenhum assessor. E nem se preocupou com pauta. Conversamos por mais de uma hora sem pauta definida. Eu interpreto essa atitude como uma sinal de que o secretário estava interessado em ouvir a posição da CENAPET sobre a situação atual do PET. Eu entreguei e apresentei a carta que encaminho em anexo. A carta incluiu as linhas gerais de uma análise sobre a situação do PET e a proposta de reestruturação do Programa.
Não farei uma apresentação detalhada da minha exposição, mas posso dizer que fiz uma longa fala argumentando que:
- o sucesso do PET é produto da sua evolução histórica e que a comunidade petiana sempre esteve presente na construção dos diversos aspectos do PET, seja pelos coordenadores de área na CAPES, que incorporaram as noções de trabalho em grupo, de indissociabilidade, do trabalho interdisciplinar, ou seja pela nossa ação que culminou com o manual de 2002. Momento em que foram intensificados os compromissos institucionais com a graduação e o compromisso proposto e assumido pela própria comunidade petiana.
- em 2002, havia sido criado um comitê nacional de avaliação bipartite entre a SESu e a CENAPET;
- o marco legal de 2005 desfez esse comitê e criou o Conselho Superior (CS) e a comissão de avaliação (CA);
- a portaria 976 foi a primeira vez que se fez uma modificação no PET em que a comunidade petiana não foi ouvida;
- todo processo de formação é muito dependente das circunstâncias onde ele é realizado e que os agentes desse processo devem ser ouvidos na elaboração das propostas de formatação do processo.
Na sequência, dividi a análise de conjuntura e as propostas em duas instâncias: nacional e local.
No âmbito nacional, mostrei que as portarias
- deixam CS quase sem função;
- determinam os atos e as decisões da CA, homologados por uma pessoa, que não é o presidente da comissão, invertendo a ordem normal dos ritos administrativos, onde os conselhos homologam as ações de indivíduos ou de subcomissões;
- reduz a representatividade dos grupos PET no CS;
- não há pessoas escolhidas pela comunidade para fazer parte da CA;
Como está na carta, propus que o CS retome suas funções de orgão máximo da administração do PET e que a CA passasse a ter um carater de comitê assessor, com parte significativa dos membros escolhida pela comunidade. Lembro a todos que essa idéia está na proposta original da atual diretoria da CENAPET.
No âmbito das instituições, as demandas são aquelas colocadas na carta. O ponto que continua muito delicado é o tempo de tutoria. O secretário não fechou a questão em nenhum ponto, mas notei que ele, agora, é simpático à rotatividade.
No final, eu afirmei que considerava que a portaria 976 tinha dois objetivos: um de colocar o Conexões de Saberes no mesmo marco legal do PET e outro de diminuir a influência da comunidade dos grupos PET na administração do programa;
Os resultados da reunião foram os seguintes:
- A CENAPET pode apresentar suas posições sem interferência de terceiros;
- O secretário se comprometeu em analisar a carta em datalhe e se comprometeu em chamar uma nova reunião com a sua equipe, e com as pessoas que eu indicar, para discutirmos os itens propostos;
- Pediu também que eu enviasse uma cópia da análise que a CENAPET fez sobre as modificações das portarias;
- Como falei antes, não se fechou questão em nenhum ponto, ficando o debate completamente aberto;
- O secretário manteve o apoio à realização do seminário nacional de avaliação. Se fosse possível fazer o evento junto ao ENAPET seria melhor, mas se não for possível, faremos em outra oportunidade;
- Não há mais tempo de apoiar financeiramente os eventos regionais nesse ano, mas o ENA receberá apoio pois já encaminhou projeto;
- Para o próximo ano poderemos estabelecer um calendário no início do ano para obter apoio também para os eventos regionais. Esses apoios podem ser dados como descentralização de orçamento para as Federais;
- O secretário admitiu que o SIGPROJ está com problemas sérios e que os problemas associados aos projetos encaminhados em resposta ao edital PROEXT foram ainda piores do que os problemas que o PET está enfrentando. O SIGPROJ será reformulado. Quanto entrega do planejamento 2011, eu terei que verificar junto ao Lucas Ramalho a forma de encaminharmos os documentos. Na sexta, o Lucas estava representando o secretário fora do MEC e não pudemos conversar.
Creio que esses foram os principais pontos da conversa com o secretário.
A CENAPET está conseguindo abrir um espaço para o diálogo com a SESu. Realmente não temos como saber se dará certo ou não ou o que conseguiremos, mas essa é a maneira como a atual diretoria sabe e quer agir. É preciso ter em mente que o futuro do PET será fruto de um diálogo e de uma negociação. Provavelmente não voltaremos à um estado exatamente igual aquele que tínhamos antes da portaria 976, mas podemos aproveitar a oportunidade para dar um salto de qualidade no PET, principalmente se conseguirmos negociar a criação de um comitê assessor com a participação significativa da comunidade petiana;
É isso!
Um abraço a todos!
Ayala
________________________
Postado por Lucas Okumura
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Reunião Marcada com o Secretário da SESu
Prezados Petianos,
Recebi na última terça-feira um convite para participar de uma reunião com o Secretário do Ensino Superior nesta sexta-feira, dia 15/04 na SESu, MEC. Aceitei o convite e hoje recebi a confirmação da reunião. Encaminhei hoje a carta com uma proposta de pauta, a qual foi aceita. Assim, considero que estamos iniciando um processo de diálogo com a SESu. Se essa proposta de diálogo com a SESu vai ser efetiva para modificar o programa e torná-lo melhor, incluindo a modificação na portaria e na sua forma de avaliação, nós ainda não sabemos, mas essa é a forma que diretoria da CENAPET sabe trabalhar. Assim, estarei em Brasília amanhã e, no período da noite, saberemos se realmente avançamos no diálogo.
Um abraço a todos!
Ayala
PS: segue a cópia da carta com proposta de pauta.
___________________________________________________
Ao senhor Rogério Guimarães
Chefe de Gabinete
GAB/SESu/MEC
Prezado Senhor
Encaminho proposta da diretoria da CENAPET para a pauta da reunião entre o senhor Secretário da Educação Superior, prof Luiz Cláudio Costa, e o presidente da CENAPET, prof Álvaro Leonardi Ayala Filho. A CENAPET tem intenção de tratar dos seguintes temas:
1. Apresentação da análise da CENAPET sobre conjuntura do Programa de Educação Tutorial;
2. Relação institucional entre CENAPET e SESu;
3. Reestruturação do PET (revisão da portaria MEC n º 976, de 27 de julho de 2010);
4. Avaliação do programa;
5. Apoio institucional da SESu aos eventos PET.
Atenciosamente,
Álvaro Leonardi Ayala Filho
Presidente da CENAPET
sábado, 19 de março de 2011
III UAI PET
III UAI PET.
Evento termina com compromissos assumidos pelo novo Secretário do Ensino Superior.
Após a abertura do III UAI PET, o direção da CENAPET entregou ao professor Luiz Cláudio Costa, secretário do ensino superior, a carta anexada abaixo. O Secretário se comprometeu em convocar a diretoria da CENAPET no mês de abril para discutir o impacto da portaria MEC/SECAD/976 sobre o PET e possíveis modificações no documento. O professor se comprometeu também com a realização do Seminário Nacional de Avaliação.
A diretoria da CENAPET considera que é o momento da comunidade petiana se mobilizar para promover discussões sobre a portaria. O seminário de avaliação deverá incluir as demandas estabelecidas nos eventos PET. Manifestações podem ser encaminhadas para o endereço estudantes.cenapet@gmail.com.
Um abraço a todos
Diretoria da CENAPET
Mesa de abertura do III UAI PET |
Eduardo Seino, Lucas Caetano, Luiz Cláudio Costa e Álvaro Ayala Diretoria da CENAPET e Secretário da Educação Superior |
Juiz de Fora, 18 de março de 2011.
Ao Exmo. Sr.
Prof. Luiz Cláudio Costa
M. D. Secretário do Ensino Superior
Sr. Secretário,
A publicação das portarias SESu MEC 975 e 976 de 28 de julho de 2010, que colocam sobre o mesmo amparo legal o Programa de Educação Tutorial e o Programa Conexões de Saberes trouxeram à comunidade dos grupos PET um sentimento de insegurança frente ao novo formato estabelecido para o programa, pois vários aspectos historicamente consagrados da filosofia, dos objetivos e da estrutura do programa foram modificados sem a realização de uma discussão previa com os alunos e tutores que executam diariamente as ações formativas do PET. Atualmente, o Manual de Orientações Básicas encontra-se descaracterizado e a avaliação do programa necessita de revisão. Nessa perspectiva, a Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET, CENAPET, vem solicitar ao senhor que
-seja estabelecido um processo institucional de discussão entre a SESu e a CENAPET para análise e reformulação da portaria 976/MEC/SESu, contemplando as demandas dos grupos PET;
-a SESu realize o “Seminário Nacional de Avaliação PET” com o objetivo de formular critérios e instrumentos de avaliação para os grupos e para o programa como um todo e
-seja dado apoio financeiro a realização dos eventos regionais e do ENAPET, onde ocorre intensa troca de experiências e onde a filosofia e os objetivos do programa são reafirmados.
Salientamos que a solicitação de realização do “Seminário Nacional de Avaliação” foi encaminhada a SESu em 2009, a partir de uma deliberação da comunidade dos grupos PET tomada no Encontro Nacional de Grupos PET (ENAPET) daquele ano. A CENAPET considera que o atendimento dessas demandas é essencial para garantir a consecução dos objetivos e qualificar o trabalho diário de formação patrocinado pelo programa. Desde já agradecendo sua atenção ao pleito, subscrevo-me,
Respeitosamente,
Álvaro Leonardi Ayala Filho
Presidente da CENAPET
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
NOVA DATA DO ENAPET 2011
Prezados petianos de todo o Brasil
Álvaro Leonardi Ayala Filho
Tutor grupo PET- Física UFPel
Presidente da CENAPET
Sensível às manifestações da comunidade petiana e aos esclarecimentos feitos pela diretoria da CENAPET quanto ao papel da assembléia do ENAPET na determinação das datas e locais desse evento, a comissão executiva do ENAPET (UFG) decidiu, em reunião realizada no dia 18 de fevereiro de 2011, que o XVI ENAPET será realizado no período de 12 a 16 de julho de 2011, preferencialmente no campus I do UFG. A programação do ENAPET ficou com a seguinte estrutura geral: abertura (12 de julho à noite); 13 e 14 de julho (encontro por áreas, GT, palestras e apresentação de trabalhos); 15 de julho (Assembléia Geral); 12 e 16 de julho, programação cultural. As próximas informações estarão disponíveis na página do evento, que em breve estará "no ar".
Um grande abraço a todos!
Álvaro Leonardi Ayala Filho
Tutor grupo PET- Física UFPel
Presidente da CENAPET
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
XI SUDESTE PET EM ALFENAS - MINAS GERAIS
A Comissão Organizadora do XI Sudeste PET informa o endereço online do evento!!!
ACESSEM:
Lucas Okumura
Diretor Discente de Org. Regional
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Sobre as datas do ENAPET - Goiânia
Prezados Petianos de todo país.
Estive conversando por telefone com a professora Estelamaris Monego, presidente da comissão organizadora do ENAPET –UFG. A própria professora deverá receber essa mensagem via lista de tutores.
Conversamos por mais de meia hora. A professora explicou-me toda a situação enfrentada pela comissão org. do ENAPET junto à comissão org. da Reunião Anual da SBPC e manifestou, como já havia feito outras vezes, que a organização do ENA está comprometida em implementar as demandas da comunidade petiana, encaminhadas através da CENAPET.
A partir dessa conversa, entendi que a decisão sobre a data de realização do ENA não é definitiva, mas foi tomada a partir de alguns fatores importantes:
· O manifesto descontentamento do membro da SBPC que acompanha a organização local da reunião anual com a realização paralela do ENA, devido ao fato do ENA não corresponder a uma reunião de sociedade científica e devido ao forte descontentamento com a manifestação que fizemos na palestra do ministro HADDAD no ano passado (não sabemos se esse descontentamento é de toda a diretoria ou só da pessoa que está em Goiânia tratando da organização da reunião);
· A manifestação da organização da reunião da SBPC que ocupará todos os anfiteatros com mais de cem lugares;
· Um mal entendido quanto a flexibilidade das datas e local do ENA. Em Natal aprovamos que o a decisão sobre o local de realização do ENA (Brasília ou Goiânia) ficaria sobre responsabilidade da CENAPET em conjunto com os grupos PET das duas universidades, UFG e Unb. O período exato também seria flexível, mas deveria se superpor, no mínimo em parte, com o período da reunião da SBPC. Esse último aspecto não tinha ficado claro para a organização do ENA.
Esclarecida essa situação, salientei quais são os pontos básicos para que o evento seja realizado em paralelo a RASBPC:
· A grande parte das delegações necessita mais de dois dias de deslocamento para chegar a Goiânia. Somando esse tempo ao de duração do evento, as delegações necessitarão no mínimo dez dias fora de suas sedes, o que seria inviável em outubro devido as aulas;
· As discussões sobre esse aspecto e tantos outros ( como a visibilidade do ENA) tem sido sistematicamente realizadas nos nossos encontros nacionais. Em Natal, novamente a assembléia do ENAPET decidiu manter a concomitância dos eventos. Salientei também que nem a diretoria da CENAPET tem autoridade para mudar essa decisão, pois a assembléia do ENA é a nossa instância máxima de decisão.
Depois de todas essas ponderações, a professora se comprometeu a colocar novamente em discussão, por solicitação da presidência da CENAPET, a data da realização do ENA na próxima reunião da comissão executiva do evento, que já está agendada para o dia 18 de fevereiro. Também se comprometeu em estudar alternativas de espaço físico para realização do ENA, já que o Campus principal da UFG será usado totalmente pela SBPC.
Para finalizar, ratifico que a comissão organizadora tem demonstrado total interesse de encaminhar todas as demandas da comunidade petiana, tanto que convidou o presidente da CENAPET para participar do evento INTERPET UFG que deu início a organização do ENA e que definiu a sua programação geral (preliminar) . Assim, peço a todos que fiquem no aguardo, pois, após dia 18 de fev, teremos novas informações.
Um abraço a todos
Ayala
Postado por:
Eduardo Seino
Diretor discente de Planejamento e Programas Especiais
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
VOTEM PARA UM DOS TEMAS DE GT OU GD DO III UAI PET 2011
VOTAÇÃO DO TEMA DO GTD
Serão 4 GTDs – Grupos de Trabalho e Discussão – no UAI PET. São eles:
1. Nova Portaria;
2. Unificação das Universidades Mineiras;
3. Atividades do PET;
4. Tema a ser votado.
O quarto tema será votado no Blog dos Estudantes http://www.petestudantes.blogspot.com/
AS REGRAS
1. Serão aceitas sugestões de todos os petianos, alunos e tutores, de todas as universidades participantes do III UAI PET;
2. As sugestões podem ser enviadas como comentário no blog, no fórum oficial da comunidade do Orkut, via twitter e através do e-mail: estudantes.cenapet@gmail.com
3. Uma comissão formada pelos organizadores do evento decidirá quais de todos os temas propostos são pertinentes, e valem à pena serem abordados.
4. No dia 12 de fevereiro serão colocados em uma enquete, no blog do CenaPET, os 4 temas escolhidos, e serão votados até dia 19.
5. Nas inscrições feitas até o dia 19 de fevereiro, esse novo tema não contará como opção. Entretanto, no dia do cadastramento, poderá ser mudado o GTD de escolha.
Essa é a sua chance de fazer parte atuante da discussão de melhorias para o Programa de Educação Tutorial. Participe! Orkut: http://www.orkut.com.br/Community?cmm=106564658
Twitter: http://twitter.com/uaipet2011
Site oficial: http://www.ufjf.br/uaipet2011/
Texto: Julia Mendes UFJF
Postado por: Lucas Okumura, Diretor Discente de Org. Regional
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
A Comissão Organizadora do III UAI-PET anuncia o evento!!!
III UAI-PET - Integração entre os Grupos PET de Minas Gerais
Um Convite da Comissão de Organização
Saudações Petianas!
Estamos nos preparando para todos os petianos de Minas e região: vem aí o III Uai PET!!!
Nosso encontro ocorrerá de 18 a 20 de Março de 2011. Com sede na Universidade Federal de Juiz de Fora, o evento visa não só a discussão, mas também proporcionar a troca de experiências, a socialização e o crescimento dos grupos do Estado de Minas Gerais e região, buscando o aprendizado e maior desenvolvimento das atividades dos grupos.
O tema escolhido foi a Integração entre os Grupos PET mineiros, em vista da nossa proximidade, do intercâmbio natural de alunos, e de medidas novas do Governo Federal de unificação de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse tema será abordado paralelamente às discussões sobre a polêmica “Nova Portaria”, e já convidamos representantes do MEC e tutores de influência para participar da Mesa Redonda.
Ainda, para todos os petianos presentes, teremos Palestras Motivacionais, Apresentação de Trabalhos, a tradicional Reunião de Tutores, e os Grupos de Trabalho e Discussão (GTDs), com temas importantes como: Atividades do PET, Unificação das Universidades Mineiras, Nova Portaria, e mais um a ser votado no Blog dos Estudantes.
Os resultados de nossos debates serão encaminhados à Plenária que ocorrerá no dia 19.
O Restaurante Universitário da UFJF, novinho em folha e com capacidade para servir 5000 refeições diárias, estará à disposição dos petianos convidados. Um coffee break super completo garantirá a energia para as atividades da tarde. O café-da-manhã, servido até as 9h, será fornecido por uma das melhores padarias da cidade.
Além disso,teremos uma boa chopada, para descontrair a semana, e nossa mega-confraternização.
Os alunos ficarão hospedados nas salas da Faculdade de Engenharia (não será necessário trazer barracas), onde acontecerá praticamente todo o evento. Os novos vestiários da Faculdade de Educação Física garantirão o banho diário: haverá guia e condução especial para tais estabelecimentos, apesar de ser pertinho!
O site oficial do evento estará disponível ainda essa semana, e as inscrições abertas.
O valor das inscrições variará entre 35 a 45 reais para os alunos, dependendo da data. Então fiquem ligados!
O III UAI PET vem aí ;)
PARTICIPEM DA VOTAÇÃO DE UM DOS TEMAS DE GD/GT DESTE EVENTO (PRÓXIMO POST)
Texto: Julia Mendes (PET-Eng. Civil UFJF)
Postado por: Lucas Okumura, Diretor Discente de Org. Regional
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ENAPET 2011
A CENAPET apresenta, nas próximas duas postagens, a proposta preliminar para a programação do ENAPET 2011, elaborada a partir da sistematização da reunião do INTERPET UFG realizada em 20/11/2010 em Goiânia.
Programação preliminar do ENAPET 2011: justificativa e objetivos.
Justificativa: no ano de 2010, o PET sofreu uma modificação significativa na sua estrutura. Esta modificação foi implementada de forma repentina e sem discussão com a comunidade a partir da publicação das portarias 975 e 976 do MEC de 28 de julho de 2010. Estas portarias definem um novo formato legal para o programa e modificam sensivelmente o funcionamento e o próprio processo de formação patrocinado (ou mediado) pelo PET. A desvinculação dos grupos com a graduação, a criação dos grupos já com 12 bolsistas (fim do processo de implementação gradual), a expansão por edital, a redução da representatividade dos grupos nas suas instâncias decisórias e a rotatividade imposta de tutores são fatores que prejudicam a manutenção e a difusão do processo a formação tutorial dentro do próprio âmbito do programa. Este contexto se agrava no momento em que o produtivismo, o individualismo e a competição tem sido incentivados pelos processos avaliativos dentro da academia. Partindo dessa análise, podemos estabelecer um conjunto mínimo de ações futuras para a comunidade petiana Entre estas ações, uma das mais importantes é avaliar o verdadeiro impacto destas portarias sobre o programa, o impacto da criação de grupos com novos formatos sobre o processo de formação no PET. O segundo conjunto de ações deverá promover a própria educação tutorial como um processo de formação alternativo ao formato competitivo e produtivista da academia brasileira. O terceiro conjunto incluiria aquelas ações que tem o objetivo de modificar o amparo legal do programa para retroceder possíveis prejuízos instalados pelas modificações no PET implementadas pelas portarias.
Na perspectiva traçada acima, os encontros regionais e do ENAPET de 2011 teriam três objetivos básicos:
1) Avaliar o impacto, sobre o processo de formação patrocinado pelo PET, dos novos grupos criados na moldura legal das portarias 2010. Algumas questões teriam que ser abordadas:
-Como estão funcionando os novos grupos?
-Como estão funcionando os novos grupos não ligados a cursos?
-Que dificuldades eles estão enfrentando?
-Estes grupos atuam sobre a graduação mesmo não sendo ligados a cursos?
-Como estão, nas instituições, as relações entre PET/sesu e PET saberes?
-A criação de grupos com 12 alunos está produzindo prejuízo no processo de formação tutorial?
-Como as pró-reitorias de graduação estão instituindo os novos CLAS? As pró-reitorias tem pessoal para substituir os tutores e alunos que saíram dos CLAS devido a redução da representatividade dos grupos para 1/3? -Que ações de inclusão social estão sendo realmente implementadas?
-Os novos grupos PET estão conseguindo realmente promover a inclusão???
2) Discutir e promover a própria educação tutorial. Algumas questões seriam:
-O que é a educação tutorial?
-Qual é a diferença entre educação tutorial e a educação tradicional?
-A educação tutorial poder ser uma alternativa a formação competitiva, positivista e produtivista que impera na academia?
-Que tipos de atividades formativas se aproximam da educação tutorial?
3) Discutir, avaliar e traçar as perspectivas de ação para a modificação do atual formato do PET definido pelas portarias 2010.
-A partir da evolução dos novos grupos, quais os reais prejuízos e vantagens que as portarias trazem ao programa?
- Que ações os grupos, os interpets, os CLAS e a CENAPET devem implementar para modificar este quadro?
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR ENAPET 2011
Programação preliminar do ENAPET 2011: atividades.
Com esses objetivos em mente, a programação do ENAPET constituído de, no mínimo, duas mesas redondas:
1) uma sobre impactos das portarias e dos novos grupos dobre o programa e as perspectivas. O grupo mínimo de debatedores seria um representante da SESu, um representante da CENAPET e (talvez) uma pessoal ligada ao conexões de saberes...
2)uma sobre educação tutorial: o grupo mínimo seria uma pessoa da área de educação que pesquise sobre relações tutoriais, principalmente o pessoal que trabalha com a teoria Socio-Interacionista de Vigotski, um tutor antigo e talvez alguém da educação à distância (talvez!!!!!!!!) que trabalhe com tutorias.
3) Uma mesa redonda "alternativa" seria sobre avaliação no PET: a SEsu está terminando a avaliação bianual e temos que discutir as avaliações realizadas e propostas de avaliação.
Durante estas mesas redondas temos que traçar sempre perspectivas para a ação de todos. Estas mesas poderiam ser incluídas na programação da reunião anual da SBPC.
Uma das mesas poderia ser a mesa de abertura. Neste caso, seria muito importante contar com um representante do FORGRAD e o proprio reitor Edward, como presidente da ANDIFES.
Reunião de tutores/ de alunos e de egressos.
O Interpet não discutiu essas reuniões em detalhe, mas a CENAPET e os organizadores concordam que seria mais proveitoso se elas ocorressem após as mesas redondas, para que as mesas servissem de subsídio para as reuniões.
GTS
O Interpet também não discutiu este tema, mas seria interessante que os gts ocorressem após as mesas. A CENAPET está tentando dar apoio para que os resultados dos gts dos eventos regionais convirjam para o ENAPET. Essa possibilidade está em fase de organização, mas creio que na sequência poderemos definir os temas e a forma de encaminhamento dos gts. Um ponto importante a ser trabalhado é a sistematização/relatoria dos resultados dos gts, pois é comum que se percam informações se o gt não for bem relatado. Além disso, a Assembléia fica muito mais simples quando o relato é bem organizado. A CENAPET sugere já de início que os gts sejam sistematizados/relatados com a participação intensa de tutores e/ou por petianos bastante experientes. A comissão organizadora deverá convidar tutores de fora da UFG para realizar este trabalho (com bastante antecedência, é claro). A organização de grupos de discussões preparatórios ficará por conta da CENAPET.
Concluímos também que algumas ações imediatas seriam tomadas:
1) Organização de uma comissão executiva com dois representantes de cada, grupo tutores e interlocutor (já foi feito);
2) Montar uma lista de discussão interna da UFG com todos os alunos e tutores para agilizar a comunicação;
3) Realizar uma reunião com a comissão local de organização da reunião da SBPC.
Estes são os principais elementos para a programação do ENAPET acordada entre a UFG e a CENAPET. Esperamos também que esta proposta tenha impacto sobre os encontros regionais e que possamos ter um ano de discussões e ações frutíferas em prol do PET.
Um abraço a todos
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
ENAPET SERÁ EM GOIÂNIA!!!
ENAPET será em Goiânia!!!
Após uma avaliação geral realizada por membros dos grupos PET da UFG e UNB e pela diretoria da CENAPET, concluiu-se pela organização do ENAPET em Goiânia. Os pontos principais levados em conta nesta avaliação foram a visibilidade da reunião anual da SBPC, a presença do presidente da ANDIFES, que é o reitor da UFG e pelo fato de que as atividades políticas em Brasília poderão ser reduzidas em julho. Por outro lado, o Interpet da UFG está com todo o gás para organizar o evento.
No último dia 20/11/2010, os petianos da UFG, liderados pelo grupo PET – Enfermagem, organizaram uma reunião denominada Interpet Acadêmico com a participação do Presidente da CENAPET, prof. Álvaro Ayala Filho, do Presidente da ANDIFES, prof. Edward Madureira Brasil (reitor da UFG), da profa Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de graduação da UFG e da profa Maria Alves Barbosa, tutora PET- Enfermagem e coordenadora do evento. Estavam presentes também todos os tutores dos grupos PET da UFG e os respectivos bolsistas.
Após a abertura do evento, presidida pelo reitor Edward Brasil, o professor Álvaro Ayala falou ao Interpet sobre a formação tutorial e o impacto das novas portarias sobre o projeto de formação patrocinado pelo programa. O mesmo ainda entregou ao reitor um documento solicitando apoio da ANDIFES à realização de um debate sobre a estrutura do PET. O professor Edward Brasil declarou apoio à organização do ENAPET e afirmou que a ANDIFES está a disposição para encaminhar um diálogo amplo sobre o formato do PET.
Na segunda parte do evento, os grupos PET da UFG apresentaram suas propostas para organização do próximo ENAPET e, na sequência, realizou-se uma discussão sobre o formato geral do evento, sobre a infra-estrutura a ser utilizada e sobre a relação com a reunião anual da SBPC. No final do Interpet, ficou estabelecida a comissão organizadora e um programa preliminar para o ENAPET, que será apresentado em uma próxima postagem. A comissão organizadora já iniciou uma conversa com os organizadores locais da SBPC para avaliar o espaço físico disponível e demais aspectos referentes da infra-estrutura. O período exato de realização do evento será estabelecido após a interlocução com a comissão organizadora da reunião anual da SBPC, mas os dois eventos deverão permanecer vinculados.
FOTO EM GOIÂNIA
Legenda da foto:
Reunião do Interpet Acadêmico UFG (da esquerda para a direita)
Prof. José Pedro de Moura (tutor PET-Matemática)
Ellen Synthia Oliveira, interlocutora UFG
Eguimar Felício Chaveiro (tutor PET-Geografia)
Álvaro Ayala Filho (presidente da CENAPET)
Edward Brasil (reitor UFG, presidente da ANDIFES)
Sandramara Chaves (pró-reitora de Graduação)
Estelamaris Monego (tutora PET-Nutrição e presidente da comissão organizadora)
Celso José de Moura (tutor PET-Eng. de Alimentos)
Maria Alves Barbosa (tutora PET-Enfermagem)
Texto: Prof Álvaro Ayala Filho
Presidente da CENAPET
Postado por Lucas Okumura
Diretor Discente
Assinar:
Postagens (Atom)